A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICO-CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM A DANÇA AFRO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome: LIELLE SERAFIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/04/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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JAIR MIRANDA DE PAIVA | Examinador Interno |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
Resumo: A dança afro esteve presente em vários momentos na história do Espírito Santo e de São Mateus até os dias atuais, constituindo-se um importante traço na afirmação da identidade da população negra da região. Entretanto, percebe-se que as ações afirmativas de apoio a essa prática ainda são poucas, o que se constitui em um desafio a ser enfrentado para a valorização da história local. A presente pesquisa apresenta um trabalho com a dança afro-brasileira associada aos processos de construção da identidade histórico cultural, destacando como podemos abordar esse tema nas aulas de Educação Física, integrando-o à proposta curricular e a outras disciplinas, desenvolvendo, assim, atividades de dança que possam oferecer ao aluno a possibilidade de expressão. Investigamos as concepções e práticas de professores de Educação Física a respeito das práticas culturais africanas e descrevemos a trajetória da dança afro no Espírito Santo e em São Mateus à luz das narrativas de bailarinos pioneiros nessa prática cultural moradores da cidade de Vitória e outros que vivem aqui em São Mateus. Abordamos a escola e a disciplina de Educação Física como espaço capaz de acolher as questões étnico-raciais e contribuir com a valorização da história local. Adotamos a Pesquisa Participante com o propósito de nos aproximar da realidade dessas pessoas em articulação com a investigação sobre nossa própria prática como professora de Educação Física. Ao longo do processo, com base na análise das informações registradas no diário de campo observamos como resultado desse trabalho as mudanças de concepções dos alunos a respeito do racismo e da cultura africana. Acreditamos que, ao introduzir as práticas culturais de origem africanas no ambiente escolar, estamos permitindo aos sujeitos um contato com parte de sua história, bem como possibilitando sentimentos de representatividade e identificação. Dessa maneira, esta dissertação destaca a possibilidade da utilização das aulas de Educação Física para valorização da cultura afro brasileira, com práticas educativas que contemplam as questões raciais e colaboram para a eliminação do racismo, do preconceito, da discriminação e fortalecem a construção da identidade histórico cultural.