Sucesso na Aprendizagem Matemática: Um Estudo de Caso com Quatro Estudantes no Ensino Fundamental de uma Escola em Colatina-ES
Nome: ERNANE LUIS ANGELI LUXINGER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/05/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ARILDO CASTELLUBER | Examinador Externo |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a trajetória de sucesso na disciplina de
Matemática de um grupo de quatro alunos do Ensino Fundamental de uma escola do interior no município de Colatina-ES, medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; Pretende descobrir quais fenômenos explicam o bom desempenho e quais estratégias educacionais utilizadas no ambiente escolar contribuíram para os resultados. Para isso, emprega uma metodologia de natureza qualitativa, definida por um estudo de caso que visa responder às questões de natureza descritiva e interpretativa. Na coleta dos dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos quatro alunos que estudaram juntos durante todo o Ensino Fundamental; aos dois professores que acompanharam os alunos nos anos finais do Ensino Fundamental; e à diretora da escola onde os alunos estudaram. Como
pressupostos teóricos utiliza os conceitos de Letramento Matemático, Aprendizagem Significativa e Cultura Escolar. Também considera documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Para a análise dos dados coletados foram utilizadas a Análise Textual Discursiva referenciada em Moraes e Galiazzi (2016), descrevendo as seguintes categorias: Ambiente Escolar, Métodos Didáticos dos Professores, Atividades Extraclasses e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Por meio da categorização aplicada à análise qualitativa dos dados recolhidos, procura evidências na prática docente dos professores, no ambiente escolar, nos hábitos e na rotina de estudos dos alunos, de fatores que proporcionaram a esse grupo de alunos o destaque em matemática e, por consequência, as respectivas premiações na OBMEP. Conclui que os fatores escola, a didática dos professores e as atividades extraclasse serviram de suporte para uma boa formação nos conhecimentos matemáticos desenvolvidos pelos quatro alunos, resultando em seu letramento matemático e conquistas decorrentes.