A FÍSICA DAS ESTRELAS: A ASTRONOMIA E A ASTROFÍSICA
COMO CAMINHOS PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA E
CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome: WENDERSON MAÇÃO PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2020
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
DEBORA SCHMITT KAVALEK | Examinador Externo |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Orientador |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta realizar uma análise crítica sobre a
apropriaçA presente pesquisa tem como proposta realizar uma análise crítica sobre a
apropriação de conceitos de Física Moderna e Contemporânea numa turma da 2ª
série do Ensino Médio de uma escola pública do município de São Gabriel da Palha-
ES, na qual utilizamos como caminhos para a motivação do processo de ensinoaprendizagem,
tópicos da Astronomia e Astrofísica, utilizando como ferramentas
metodológicas atividades de perspectiva investigativa. Para o desenvolvimento da
pesquisa, basilamo-nos teoricamente na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2000,
2001, 2005 e 2007) e de outros autores que discorrem sobre seu estudo. A
investivagação foi desenvolvida sob uma concepção qualitativa, tendo como
instrumentos de coleta de dados, o diário de campo e a áudio-gravação. Assim,
primeiramente realizamos um grupo focal com os participantes da pesquisa, a fim de
avaliarmos sua evolução de conceitos sobre o Sol e a produção de energia nuclear.
Em outro encontro, foi realizado um momento de observação astronômica com a
utilização de um telescópio. Realizamos, também, alguns encontros nos quais foram
desenvolvidos experimentos e atividades investigativas com a finalidade de analisar o
processo de formação de conceitos científicos em relação aos temas propostos, com
a abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea. Assim, entendemos
como fatores importantes para atingir os objetivos propostos nessa pesquisa, os
trabalhos em grupo, os quais promovem a interação e a troca de experiências entre
os participantes da pesquisa. Nesse contexto, visualisamos também o papel
fundamental do professor como elemento mediador no processo de aprendizagem.
Nossa pesquisa pretende contribuir com alternativas para tornar o ensino da Física
mais atrativo para os alunos, mostrando que os conteúdos desse componente
curricular não se resumem apenas em resolução de problemas descontextualizados
em modelos matemáticos.