PROJETO FOGUETE:
O USO DO ENSINO HÍBRIDO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA

Nome: Sabrinna Jéssica Pereira de Souza
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/10/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marcia Regina Santana Pereira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Franklin Noel dos Santos Examinador Interno
Gustavo Viali Loyola Examinador Externo
Marcia Regina Santana Pereira Orientador

Resumo: Partindo do pressuposto de que, quando se trata do ensino atual de Física no Ensino Médio, a abordagem utilizada dá-se através de uma linguagem predominantemente matemática, o que dificulta com que os estudantes consigam relacionar o que é estudado em sala de aula com os acontecimentos da vida real, temos isso como fator que atrapalha a compreensão e, consequentemente, interfere negativamente na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Assim, buscou-se com a pesquisa desenvolver uma metodologia diversificada que pudesse auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Física, reforçando o enfoque nos fenômenos ao invés de sua matematização. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que é composta por diversas atividades, tarefas e experimentos elaborados com base na utilização do Ensino Híbrido. A ideia é que o uso do modelo híbrido com seus pilares agisse como uma ferramenta motivacional ao trazer mídias digitais que são de grande interesse dos nossos alunos além de trazer mais sentido aos conceitos estudados. A pesquisa foi realizada com alunos de quatro turmas da primeira série do Ensino Médio em uma escola estadual na cidade de São Mateus/ES, jovens entre 14 e 17 anos, e teve como objetivo averiguar a potencialidade do uso do ensino híbrido para o Ensino de Física nos conteúdos de Leis de Newton e de Lançamento Oblíquo, de modo que os estudantes pudessem perceber como estes fenômenos estão presentes em seu cotidiano. Ressalta-se que não é objetivo deste trabalho discutir estes conceitos, e tão pouco os métodos de ensino, mas sim avaliar a receptividade dos estudantes à escolha da ferramenta metodológica adotada. A pesquisa realizada foi qualitativa, e enquadra-se no tipo de Pesquisa Ação. Os resultados obtidos ao final da pesquisa foram bem satisfatórios, tendo em vista a qualidade da motivação apresentada pela turma e o impacto no desempenho dos estudantes, expresso na elevação das médias das notas do trimestre.

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