INTERAÇÃO COM JOGOS DIGITAIS DE MATEMÁTICA NO
ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO O TÓPICO
DE ÁREA

Nome: AMINADABE DE FARIAS AGUIAR QUEIROZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Examinador Interno
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Resumo: Este trabalho trata de uma Pesquisa Qualitativa, um Estudo de Caso Etnográfico, com
dados coletados durante o primeiro semestre de 2019 e analisados no decorrer do
mesmo ano, numa escola estadual de Linhares-ES. Busca responder à Questão de
pesquisa: que contribuições os jogos digitais podem proporcionar para o ensino do
tópico de área em uma turma da 2ª Série do Ensino Médio? E apresenta discussões
sobre as teorias de Borba e Penteado, Prensky, Mattar e Vygotsky, acerca da
importância da utilização de recursos tecnológicos digitais no ambiente escolar e da
sua relevância para a vivência em sociedade; das múltiplas aprendizagens dos
Nativos digitais e possíveis melhorias nos índices de aprendizagem com a utilização
de jogos digitais; bem como possíveis melhorias no processo de ensino e de
aprendizagem por meio da mediação e da interação. O Objetivo Geral foi identificar e
analisar as contribuições de jogos digitais para o processo de ensino e aprendizagem
do tópico de área em uma turma de 2ª Série do Ensino Médio de uma escola estadual
de Linhares – ES. Envolve o conceito de área em regiões planas e superfícies de
objetos tridimensionais. Os procedimentos para a coleta de dados foram a aplicação
de listas de atividades (pré-teste, teste e pós-teste), a observação e a gravação de
áudios durante a interação com os jogos digitais, a aplicação de questionário on-line
e a observação participante com registros em um diário de campo, objetivando
analisar o desempenho dos alunos no desenvolvimento das atividades escritas e
durante a interação com os jogos digitais, assim como saber da opinião deles a
respeito da utilização dos jogos digitais nas aulas de Matemática no Ensino Médio.
Como resultado, constatamos que a interação com jogos digitais interferiu no modo
como alguns sujeitos envolvidos se relacionam com a geometria, com situaçõesproblema envolvendo o conceito de área e as suas interpretações. Pois apresentaram
ao final da investigação maior percepção, persistência, dedicação e autonomia na
tomada de decisões, atingindo o interesse da maioria dos estudantes investigados.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática. Jogos digitais. Ensino
Médio.

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