ENSINO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Nome: PÂMELA SILVA MOREIRA ARAUJO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador
LIZIANE MARTINS Examinador Externo
VANESSA SIMÃO DO AMARAL Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as possibilidades de promoção de estratégias interdisciplinares no processo de ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica em duas instituições de ensino localizadas no Extremo Sul da Bahia. Foi assumido como referencial teórico e metodológico norteadores, os objetivos do ensino interdisciplinar explanados pela pesquisadora Ivani Fazenda, a utilização de temas geradores defendidos por Paulo Freire e as metodologias ativas correlatadas com os documentos orientadores da Educação Básica presentes na legislação vigente. A pesquisa foi dividida em três etapas: análise bibliográfica, observação participante e construção de propostas de intervenções. A partir das problemáticas delimitadas no período de observação participante, buscou-se estruturar ações pedagógicas no intuito de proporcionar a interdisciplinaridade para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional Machado de Assis – anexo UG e para os alunos da Educação Escolar Indígena (EEI) do Colégio Estadual Indígena Kijetxawe Zabelê, instituições de ensino localizadas nas cidades de Teixeira de Freitas e Prado, respectivamente. Ambos os públicos-alvo selecionados, apresentavam matrizes curriculares flexíveis o que permitiu a reorganização da grade de conteúdos das turmas envolvidas visando a construção das propostas de intervenção que culminaram como os resultados da presente pesquisa. A análise das comunidades escolares, do perfil dos educandos, dos docentes e do histórico das comunidades circunvizinhas possibilitou compreender a realidade de todos os sujeitos envolvidos e contribuiu para a construção de sequências didáticas interdisciplinares direcionadas para os alunos da EJA e EEI.

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