DESENVOLVIMENTO DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO FIBRA DA CASCA DO COCO COMO TEMA GERADOR

Nome: CÁTIA PEREIRA BARCELLOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/11/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILMENE BIANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Examinador Interno
CARLA DA SILVA MEIRELES Examinador Externo
GILMENE BIANCO Orientador

Resumo: As reflexões criadas no campo educacional atualmente nos remetem a perspectiva de como ocorre à consolidação dos saberes do aluno. Se realmente podemos utilizar alguma técnica ou um conjunto de ações orquestradas que facilite esse aprendizado, e que resulte em um conhecimento que faça sentido para esse aluno. Com base nessa visão positiva, esse trabalho objetiva trazer questões sobre o ensino de Química associado ao tema reaproveitamento da fibra da casca de coco, utilizando como metodologia o desenvolvimento de oficinas temáticas. Para aplicação desse método buscou- se como fundamentação teórica as perspectivas propostas por Marcondes, que traz em seus trabalhos as características necessárias para produção das oficinas. Dentre essas características, estão presentes os pressupostos mencionados por Delizoicov, através dos três momentos pedagógicos (3MP) que identifica como elementos primordiais para a construção dessa metodologia seguindo as seguintes etapas: problematização inicial, organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Dessa forma, buscou-se trazer esses elementos durante o desenvolvimento da oficina para compor o percurso metodológico da presente pesquisa. O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, situada na cidade de São Mateus mais especificamente na região norte do estado do Espírito Santo, no qual a autora atua como professora há aproximadamente dois anos. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes da 1° série do ensino médio, devido aos conceitos teóricos abordados na oficina serem referentes a esta série. Como a fibra de coco se apresenta como um ótimo componente filtrante, uma possibilidade de explorar essa característica é a produção de filtro. Logo, a oficina desenvolvida foi à construção do filtro utilizando materiais alternativos, que possibilitou a retomada de conceitos químicos como substâncias, misturas e os processos de separação de misturas. Os recursos utilizados para a coleta de dados foram a aplicação de questionários, produção textual e a observação da autora. O tratamento de dados segue os preceitos desenvolvidos por Bardin. As intervenções realizadas no percurso da presente pesquisa visam colaborar para o desenvolvimento de uma aula dinâmica com produção de conhecimento científico, a partir de uma temática regional e levantar questionamentos e discussões que contribuam para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social.

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