Oficina de Produção de Instrumentos Musicais: Um Estudo de Caso na Concepção Deweyana da Experiência

Nome: MANOEL TADEU ALVES DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/10/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador
ANTONIO HENRIQUE PINTO Examinador Externo
REGINA CELIA MENDES SENATORE Examinador Interno

Resumo: Este estudo teve como objetivo central identificar e avaliar possibilidades de contribuição ao processo de ensino e aprendizagem, a partir de um ambiente próprio para uma conciliação de atividades práticas e teóricas, interdisciplinares e transdisciplinares. Para tanto, a fim de viabilizar o acompanhamento e a observação das ações empreendidas pelos participantes, implantamos um ambiente propício ao desenvolvimento de tais atividades: a Oficina de Produção de Instrumentos Musicais – OPIM, a qual, constitui o objeto da pesquisa; tendo como público-alvo os estudantes e egressos dos cursos técnicos em eletrotécnica e mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo, campus São Mateus. Pautada na pesquisa qualitativa, a metodologia adotada priorizou o uso da observação participante assistemática, aplicada como estudo de caso. Com a proposta de propiciar aos estudantes uma oportunidade de participação e imersão nas atividades de maneira ativa, autônoma e democrática, a condução da pesquisa foi fundamentada na teoria da experiência educativa de John Dewey. A produção dos dados foi efetuada por meio diversos, a saber: diários de bordo (individuais e coletivo), registros áudio visuais, questionário semiestruturado e, principalmente, observação e acompanhamento do pesquisador. Ressalta-se, ainda, que, no intuito de oportunizar maior fluência da interação e colaboração entre o(a)s estudantes e, bem como, a fim de favorecer o exercício da autonomia e democracia educacionais, optamos pela mínima intervenção do pesquisador no processo criativo do(a)s oficineiro(a)s. Portanto, pautados nas perspectivas da pedagogia de projetos deweyana, a análise e os resultados demonstraram que a oportunidade de conciliação dos saberes prévios aos conteúdos técnicos adquiridos (ou em aquisição), proporcionou aos estudantes novas possibilidades de significação da aprendizagem e de (re)construção do conhecimento. Sendo que, para a maioria do(a)s oficineiro(a)s, atividades semelhantes – ou seja, “aprender fazendo” por meio da experiência – podem contribuir positivamente nos processos de aquisição, significação e retenção de conhecimentos. Contudo, mesmo que algun(ma)s estudantes eventualmente não possam se sentir inaptos a exercer sua autonomia e liberdade de ação no próprio processo de aprendizagem, o acompanhamento atento e mais individualizado do
professor, podem servir, gradualmente, como elementos deflagradores do ‘interesse educativo’ dos mesmos. Considerando, pois, a persistente tendência da educação técnica e profissionalizante de conservar certas dualidades e rigidez nos seus planos de ensino, concluiu-se que a proposta ora analisada pode contribuir, mesmo que minimamente, como uma alternativa didática integradora, passível de conciliação aos métodos didáticos vigentes.

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