DESENVOLVIMENTO DE JOGOS USANDO O POWER POINT COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome: MARA ELIZABETH PEREIRA GOMES DE OLIVEIRA SCHETTINO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2019
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
GILMENE BIANCO | Examinador Interno |
VIVIAN ESTEVAN CORNÉLIO | Examinador Externo |
Resumo: Em pleno século XXI alguns professores da Educação Básica insistem em trabalhar somente com metodologias tradicionais, o que acaba desmotivando os alunos. Visto que muitos estudantes são nativos digitais e vivenciam com muita intensidade as novas tecnologias, nasce então o desejo de verificar a eficácia da animação interativa para a aprendizagem significativa dos conteúdos de eletroquímica. O Objetivo principal é averiguar como se dá a aprendizagem do aluno através da construção de jogos no computador. O trabalho propõe a elaboração de jogos sobre o conteúdo de eletroquímica, confeccionados no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual, associado às aulas de revisão através de apresentação de slides, jogo Keno e construção do mapa conceitual como verificação da aprendizagem. Para tal, jogos foram desenvolvidos com o auxílio do Power Point® e oficinas foram organizadas para construção dos jogos interativos no computador na sala do LIED da escola. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos dados coletados através de questionários, confecção de mapa conceitual, bem como observações em sala de aula, uma vez que o trabalho tem caráter qualitativo. O trabalho teve grande aceitação pelos alunos durante o processo de ensino- aprendizagem, pois houve interação e junção entre teoria e prática. A partir dos resultados pode-se perceber indícios de uma aprendizagem significativa sobre eletroquímica utilizando a confecção dos jogos no computador.