O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE HELVÉCIA/BAHIA

Nome: WELLINGTON FERREIRA KRULL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/08/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DALANA CAMPOS MUSCARDI Examinador Externo
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Examinador Interno
MARCIA HELENA SIERVI MANSO Orientador
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno

Resumo: A pesquisa em foco que tem por tema “O Ensino na Educação Básica na Comunidade Quilombola de Helvécia, Bahia”, no ambiente da “Escola Pública Municipal João Martins Peixoto”, localizada na área urbana do Quilombo de Helvécia, Município de Nova Viçosa, Bahia, busca compreender como está sendo desenvolvido o ensino na educação básica dos quilombolas a partir das análises realizadas no Projeto Político Pedagógico e no Currículo adotado pela escola. Entretanto, antes de chegarmos às análises, tornou-nos necessário demonstrarmos os fatores históricos, desde a fundação da Colônia Leopoldina até a sua forma atual de Comunidade Quilombola de Helvécia, trazendo também estudos sobre as políticas públicas e o ensino voltado aos quilombolas, principalmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Quilombola. Na metodologia proposta para este estudo, tomamos por base a abordagem qualitativa com análises de cunho explicativo junto a pesquisas bibliográficas, documental e de campo, além da observação livre, entrevistas, questionários realizados com os alunos da EPM “João Martins Peixoto”, tudo isto para produzir os dados apresentados e alcançarmos as respostas dos objetivos almejados. Atrelado as estas fontes de pesquisa, o presente estudo se ancorou nas concepções teóricas de Freire (1987, 1992, 2006), Sacristán (2000), Moreira e Silva (2002), Gomes (2012), dentre outros estudiosos do assunto. Seguindo os objetivos da pesquisa foi possível fazermos um estudo sistematizado do quilombo e refletirmos sobre a sua educação básica e a sua contribuição na permanência e valorização dos aspectos histórico-culturais e, finalmente, concluirmos que a educação básica desenvolvida na Comunidade Quilombola de Helvécia apresenta um Projeto Político Pedagógico defasado diante da situação atual da escola. No que tange ao currículo, observamos que a escola segue o currículo prescrito pelo sistema de ensino do Estado da Bahia por imposição do sistema educacional do Município de Nova Viçosa. Nas conclusões finais pudemos trazer pontualmente as respostas aos questionamentos levantados e as propostas dos objetivos, contribuindo para a necessidade de criar um currículo específico para a Comunidade Quilombola de Helvécia, além da presente pesquisa despertar outros estudos sobre a temática. Palavras-chave: Ensino. Educação Básica. Comunidade Quilombola. Currículo.

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