Ensino de Física para surdos: Uma proposta didática para o ensino de ondulatória

Nome: DANIELA FERNANDES MATTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador
RODRIGO DIAS PEREIRA Examinador Externo

Resumo: Nos últimos anos, a forma de ensinar Ciências/Física tem passado por um contínuo e lento processo de modificação que tem se focado em um ensino mais contextualizado no qual os conceitos ensinados na sala de aula possam trazer análises de situações cotidianas, possibilitando, desta forma, ao aluno entender à luz da física o que está acontecendo no seu dia-a-dia. Concomitantemente a este processo, temos a inclusão de alunos com deficiências em sala de aula que também é uma realidade relativamente nova e que precisa avançar muito, ainda mais quando abordamos o ensino de física. Verificamos uma boa quantidade de publicações que discutem o ensino de física, entretanto uma escassez de trabalhos sobre a questão do ensino de física para surdos considerando que o aluno surdo possui como língua oficial (primeira língua) a Libras. Este trabalho surge da constatação da necessidade de se transmitir os conceitos básicos da física para os alunos surdos, de uma forma específica e eficaz, para tanto realizamos uma proposta didática em conjunto com dois intérpretes de LIBRAS dos conteúdos introdutórios de ondulatória com ênfase em onda sonora para alunos surdos e ouvintes inseridos em uma sala de aula regular. Aplicou-se a proposta para um grupo de 06 alunos ouvintes e 01aluna surda no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica (PPGEEB) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) sendo divido a aplicação da proposta em 04 momentos: Teste Diagnóstico, análise de vídeos, aula conceitual e parte experimental. Utilizamos uma abordagem qualitativa para avaliar se o material elaborado foi potencialmente significativo seguindo os critérios propostos por David Ausubel.

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