Textos filosóficos no ensino de Filosofia: uma abordagem em uma escola da rede pública do estado do Espírito Santo

Nome: GLEIDSON ROBERTO MARGOTTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIESÉR TORETTA ZEN Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno

Resumo: A presente dissertação volta-se a fazer uma análise dos textos filosóficos como uma ferramenta dentro do ensino de Filosofia com séries do ensino médio na Rede Estadual de Educação do Espírito Santo, município de Sooretama/ES, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Armando Barbosa Quitiba. A utilização dos textos clássicos que, na oficina de conceitos proposta por Sílvio Gallo (2012a) remete-se à etapa da investigação, propõe ser um instrumento de apoio para que o estudante recrie ou crie seus próprios conceitos e/ou estabeleça experiência de pensamento. Para isso, os textos filosóficos (investigação) unem-se, nessa pesquisa, a outras etapas, a saber: a sensibilização, a problematização e a conceituação, para assim se correlacionarem desencadeando num ensino de Filosofia que leve a um protagonismo do estudante. A promoção desta autonomia consiste naquilo que objetivamos, de modo geral, nesta pesquisa: promover um ensino ativo impulsionado pela oficina de conceitos proposta por Sílvio Gallo (2012a) – com primazia aos textos filosóficos – para alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio da referida instituição de ensino. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a investigação é construída pelos pilares da pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos, auxiliam na produção de dados os diários de bordo, observações participantes, diálogos formais e informais com a equipe escolar, bem como com o próprio corpo discente e aplicação de questionários abertos. No que tange aos aportes teóricos, o presente trabalho é sustentado por conceitos advindos de Sílvio Gallo (2012a), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1992), Walter Omar Kohan (2000, 2009) e Geraldo Balduíno Horn (2009). A metodologia a partir dos textos filosóficos tende a contribuir de maneira contundente com aspectos detectados carentes, como leitura e interpretação, sobretudo, mas é, por outro lado, algo desafiador e que demanda trabalhos sistemáticos e sequenciais para, assim, fazer-se cultural de modo a minimizar dificuldades e aversões ora encontradas no desenvolvimento de tal atividade.
Palavras-chave: Ensino de

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