A PERCEPÇÃO DE SI E DO OUTRO: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E LITERATURA NO CENTRO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL MANOEL DUARTE DA CUNHA

Nome: KARINA RODRIGUES SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador
JORGE LUIS VERLY BARBOSA Examinador Externo
REGINA CELIA MENDES SENATORE Examinador Interno

Resumo: Este trabalho aborda a percepção dos alunos sobre identidade em uma escola de
Ensino Médio em tempo integral, Manoel Duarte da Cunha, localizada no município
de Pedro Canário. Assim é elencada a perspectiva do aluno sobre o que ele pensa
sobre identidade assim como ele consegue perceber a identidade de personagens
da literatura capixaba. Para essa atividade foi solicitado aos alunos que lessem duas
obras literárias, Karina de Virgínia Tamanini e Reino não conquistado de Renato
Pacheco. Essas obras retratam os tipos de ideais de sujeito que deveriam formar a
nação e o estado do Espírito Santo, o negro e o branco imigrante. Para construir
esse trabalho foi utilizado como arcabouço teórico as contribuições de Jürgen
Habermas, filósofo herdeiro da escola de Frankfurt Habermas aprofunda temas que
foram deixados em aberto por esta escola, como a autonomia do ser humano. O
autor constrói uma teoria que tem como ponto crucial de seus trabalhos, o agir
comunicativo, para ele é em atos performativos que nos socializamos, construímos
nossa individualidade e adquirimos nossa identidade, todavia ela não é fixa e está
relacionada com a forma que realizamos nossas escolhas, saber quem se é e o que
se quer, é um dos pressupostos de ter uma identidade do eu, última fase de uma
identidade autônoma desenvolvida, que significa a capacidade de agir de forma
imputável. Desta forma o leitor encontrará um trabalho que aborda não a identidade
do aluno, pois ela não é palpável, mas é um processo de construção de
desenvolvimento e aquisição, estamos aqui discutindo as percepções dos alunos
sobre esses caminhos de aquisição da identidade.

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