ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E PATRIMÔNIO: O CASO DO SÍTIO HISTÓRICO PORTO DE SÃO MATEUS

Nome: ADILSON BULADO MARQUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/06/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Examinador Interno
ANDRÉ MALVERDES Examinador Externo
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa aborda o ensino de História Local e Regional, especificamente analisa os usos e as possibilidades que o Sítio Histórico Porto de São Mateus pode oferecer enquanto fonte para a pesquisa e ensino da história. Relatos de viajantes mencionam a região de São Mateus desde os primórdios da colonização portuguesa e o Porto teve papel central no desenvolvimento regional, sendo por muito tempo a única maneira de adentrar a região, visto que a mesma ainda não possuía estradas. Com a decadência das atividades portuárias e abertura das estradas que cortam a região, o Porto foi perdendo sua função original, o comércio foi transferido para a cidade alta e os antigos sobrados transformados em cabarés e estes, foram fechados no contexto da ditadura militar. Após seu quase desaparecimento o Porto foi tombado como patrimônio Histórico pela Secretaria Estadual de Cultura. No entanto, apesar de sua importância histórica, esse patrimônio segue esquecido e marginalizado pela população local. Quanto ao ensino de História, ressalto que o município possui legislação que obriga o ensino de história local nas escolas da rede municipal, e conta com carga horária maior da disciplina para o ensino de conteúdos locais. Porém, ao analisarmos o programa de ensino da Secretaria Municipal de Educação, percebemos que o mesmo está em desacordo com as novas tendências historiográficas. Sendo assim, investigo como acontece o ensino de história local em São Mateus e os usos do Sitio Histórico Porto nesse processo. Ao final, à luz de Walter Benjamin (1996) e Marc Bloch (2001) com seus respectivos conceitos de experiência e fonte histórica procuro analisar quais as possibilidades o Sítio Histórico Porto de São Mateus podem oferecem em prol de uma história local mais significativa.
Palavras-chave: Ensino. História Local. Patrimônio.

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