TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO ABORDANDO OS CON-CEITOS DE ABERRAÇÃO DA LUZ, CONTRAÇÃO ESPACIAL DE LORENTZ, EFEITOS DOPPLER, TERRELL E PENROSE

Nome: DANIEL SANTOS DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador
GUSTAVO VIALI LOYOLA Coorientador
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno
RAPHAEL FRACALOSSI Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar alternativas de abordagem da Teoria da Relatividade Restrita como conteúdo trabalhado no 1º ano do Ensino Médio, por meio de intervenções e práticas construtivas, focando a visualização virtual de alguns efeitos relativísticos. Foi motivada pela escassez de instrumentos didáticos que possibilitem aos sujeitos adquirirem o domínio e a sistematização dos conheci-mentos sobre a Teoria da Relatividade Restrita, em especial os efeitos da Aberração da Luz (Searchlight), a Contração Espacial de Lorentz, o Doppler relativístico e a Ro-tação Penrose-Terrell. Metodologicamente, pautou-se na aplicação de uma sequência didática, no decorrer de oito aulas, utilizando instrumentos multimodais (slides, anima-ções, ilustrações, fotos, imagens e textos), que serviram como norteadores para a promoção de diálogos e consequente compreensão dos aspectos teóricos e visuais da Teoria da Relatividade Restrita. Os trabalhos foram voltados à compreensão qua-litativa dos efeitos relativísticos, dando ênfase à exibição de imagens e vídeos por meio de óculos de Realidade Virtual, que se configuraram como recurso didático à compreensão dos efeitos. Também foram utilizados simuladores de experimentos vir-tuais, animações e GIFs, para ilustrarem situações ligadas ao cotidiano. Concluiu, a partir da observação e da análise dos registros dos encontros, que os instrumentos utilizados, especialmente os óculos de Realidade Virtual, colaboraram como motiva-dores para a transmissão dos conceitos inerentes à Teoria da Relatividade Restrita, contribuindo para a redução da distração e promovendo maior interação entre os es-tudantes, estimulando-os a se tornarem protagonistas. Evidenciou, ainda, que a me-diação docente, por meio da introdução de indagações iniciais nos momentos de dis-cussão, foi determinante para que os alunos não permanecessem meros expectado-res.

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