A AÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nome: Eliane Soares Santos Barbosa
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Sandra Mara Santana Rocha Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Damián Sánchez Sánchez Coorientador
Rita de Cássia Aleixo Tostes Passaglia Examinador Interno
Sandra Mara Santana Rocha Orientador
Simone Raquel Batista Ferreira Examinador Externo

Resumo: O movimento da Educação do Campo, desde sua origem, tem um compromisso com a luta pela emancipação de homens e mulheres. Entendemos que a Educação do Campo e a Educação Ambiental, por objetivarem a emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea, tendem a contribuir com a formação da consciência crítica desses sujeitos. Assim, visando cooperar com a proposta de uma educação crítica e emancipatória, este trabalho analisou como a escola do campo constrói sua prática educativa ambiental utilizando a Pedagogia da Alternância como método de ensino. Caracteriza-se como uma pesquisa participante, de natureza qualitativa. A pesquisa bibliográfica fundamentou esse estudo científico. Em seguida, realizamos análise documental, com ênfase no Projeto Político Pedagógico da Escola, Planos de Formação, Planos de Ensino, Sequências Didáticas e instrumentos pedagógicos utilizados na Pedagogia da Alternância como: o caderno da realidade (CR), o caderno de acompanhamento e a pesquisa da realidade (PR) a partir dos temas geradores, de forma a esclarecer como a escola trabalha questões voltadas à Educação Ambiental (EA). A terceira etapa da pesquisa analisou a prática vivenciada pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em todos os momentos educativos. Para o levantamento dos dados, foram realizadas observações durante o desenvolvimento das tarefas teóricas e práticas na escola e no Tempo Comunidade. Além disso, as entrevistas com os docentes, estudantes e pais/representantes comunitários serviram como fonte de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam que a escola Três de Maio, localizada em Pedro Canário/ES, utiliza diferentes estratégias para trabalhar a dimensão ambiental, uma vez que as temáticas ambientais estão presentes nos registros documentais e são vivenciadas pelos estudantes. A Pedagogia da Alternância é um método que, para além de estabelecer diálogo constante e promover a aproximação entre os estudantes e o campo, fortalece o ensino de EA através dos temas propostos aprofundados ao longo dos trimestres.

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