O uso de vídeos no ensino de Termologia: Um relato no sistema prisional em São Mateus

Nome: JUCIMARA FELIX DOS SANTOS DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno
RODRIGO DIAS PEREIRA Coorientador

Resumo: Para diminuir a distância entre a teoria exposta em sala de aula com os fenômenos Físicos do cotidiano dos alunos do sistema prisional são necessárias aulas experimentais para se demonstrar e estudar os fenômenos. No entanto, existem dificuldades encontradas para a ministração dessas aulas experimentais devido à ausência de laboratórios de Ciências dentro dos presídios e aos procedimentos de segurança, uma vez que fica proibido a entrada de qualquer material pontiagudo, a utilização de fogo, fios elétricos, vidros ou qualquer material que possa trazer riscos a segurança do sistema. Este presente trabalho propõe a utilização da tecnologia – vídeos com experimentos – como uma ferramenta auxiliar as aulas expositivas e teve como referencial teórico a aprendizagem significativa de David Ausubel, cuja principal característica é levar em conta o conhecimento prévio do aluno. Aplicou-se um questionário antes de ministrar a aula com os vídeos, identificando os conhecimentos prévios de cada aluno e após a análise deste questionário preparou-se uma aula sobre calor e temperatura e os vídeos como ferramenta auxiliar, contendo experimentos de propagação de calor (que eram proibidos dentro do sistema prisional) com a ferramenta tecnologia – televisão - a qual os alunos do sistema prisional possuem acesso. 25 alunos foram submetidos aos testes e após a aula ser ministrada aplicou-se o questionário para verificação da aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos. A motivação de entender os fenômenos físicos do cotidiano do aluno pode ter sido fundamental para atingir estes resultados.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540