O Ensino de Eletrostática na Educação Básica baseado em experimentos históricos utilizando um kit de baixo custo.

Nome: RONALDO FURTADO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ KOCH TORRES DE ASSIS Examinador Externo
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Examinador Interno
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de tornar o ensino de eletrostática mais atrativo e significativo para alunos da educação básica. Com o apoio teórico da Aprendizagem Significativa de David Ausubel foi realizada uma série de experiências utilizando um Kit confeccionado pelos próprios alunos, contendo vários aparatos experimentais históricos feitos com materiais de fácil acesso e baixo custo. Com esse Kit os alunos exploraram de forma experimental vários conceitos em eletrostática, tais como: eletrização por atrito, contato e indução, materiais condutores e isolantes, distribuição superficial de cargas, cargas positivas e negativas, aterramento elétrico, potencial elétrico, polarização das cargas elétrica e blindagem eletrostática. A pesquisa foi realizada com alunos do 3° Ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Vila Pavão-ES. Primeiramente foi entregue aos alunos um questionário com o objetivo de sondar seus conhecimentos prévios em relação ao conteúdo de eletrostática abordado na pesquisa. No decorrer dos trabalhos notou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos em construir os aparatos experimentais com materiais que fazem parte de seu cotidiano. Eles ficaram muito surpresos e intrigados com os resultados obtidos experimentalmente, e isso era evidenciado em seus gestos e expressões. No final da pesquisa os alunos apresentaram os aparatos experimentais confeccionados por eles em uma feira de ciência organizada pela escola na qual a pesquisa fora desenvolvida. Três meses após o término dos trabalhos os alunos redigiram um texto livre relatando a importância que a pesquisa teve para cada um. Nesse texto pode-se observar que para todos os estudantes a construção dos aparatos experimentais, assim como a realização das experiências, teve um significado muito positivo. Todos relataram que seria muito mais fácil compreender os conteúdos em física se eles fossem trabalhados de forma experimental e contextualizada.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540