A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NA APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Nome: MARCONI ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILMENE BIANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Examinador Interno
GILMENE BIANCO Orientador
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Externo

Resumo: O estudo das soluções, na disciplina de Química, tem sido feito de maneira
tradicional através do modelo transmissão e recepção com exposição verbal de
conteúdos. Por isso não é exagero supor que muitas dificuldades de aprendizagem
relacionadas ao estudo das soluções são decorrentes da inadequação das práticas
pedagógicas adotadas. Na maioria das vezes os estudantes não conseguem
relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com situações concretas do
cotidiano envolvendo soluções químicas. A utilização de atividades experimentais
tem sido sugerida constantemente nos documentos oficiais que tratam de questões
curriculares e metodológicas do ensino de nível médio e também por diversos
pesquisadores que procuram avaliar sua importância e eficácia na relação ensino e
aprendizagem. Diante de tal situação, buscou-se investigar a influência e
contribuições das atividades experimentais na aprendizagem potencialmente
significativa de conceitos relacionados ao estudo das soluções para os alunos do 2o
ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida, no Município
de São Mateus – ES. O aporte teórico utilizado nessa discussão fundou-se na Teoria
da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Como metodologia utilizou-se uma
abordagem qualitativa com objetivo descritivo e delineamento quase experimental
que contou com as etapas de problematização inicial, organização do conhecimento
e avaliação final. Os dados foram coletados com 96 alunos de quatro turmas através
de questionários e testes com perguntas objetivas e discursivas. A análise qualitativa
do quase experimento revelou que o uso de atividades experimentais como
estratégia de ensino permitiu maior envolvimento e participação ativa dos alunos
criando condições para a aprendizagem significativa de conceitos relacionados ao
estudo das soluções. A comparação entre o questionário inicial de problematização
e a avaliação final evidenciou evolução conceitual e procedimental na resolução bem
sucedida de problemas propostos além da compreensão de ideias subjacentes ao
tema. Espera-se que esta pesquisa possa fornecer elementos de análise para
subsidiar o desenvolvimento e a utilização de práticas pedagógicas potencialmente
significativas para o aprendizado de soluções químicas.

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