Entendendo a matemática financeira por meio de um material didático: o caso de uma turma do terceiro ano de Ensino Médio da Escola Wallace Castelo Dutra em São Mateus - ES
Nome: ALMIR ROGERIO LUPPI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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EDILSON LUIZ DO NASCIMENTO | Examinador Externo |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Examinador Interno |
Resumo: Discorre sobre a aplicação de um programa de ensino de Matemática Financeira, o
qual inclui tanto conceitos básicos quanto noções do Sistema Financeiro Nacional e
breve histórico dos Planos Econômicos da década de 1980, e propõe a utilização de
instrumentos didáticos como as TICs, jogo e dinâmica de grupo. Metodologicamente,
encontra embasamento em André (2001), Angrosino (2009), Gil (2002) e também em
Fiorentini e Lorenzato (2012), configurando-se como um estudo de caso etnográfico,
o qual foi realizado com turma do 3º ano do Ensino Médio da EEEFM Wallace Castelo
Dutra, no período de julho a novembro de 2017. Descreve os desdobramentos
da aplicação da sequência didática proposta para fins da pesquisa, analisa o desempenho
dos grupos participantes nas atividades e categoriza as manifestações
dos alunos de acordo com modelos estabelecidos por Bardin (2011). As aulas foram
ministradas utilizando um material didático próprio para ensino de Matemática Financeira,
elaborado de acordo com os documentos oficiais da educação brasileira
(LDB, DCNEM, PCNEM e OCNEM). As aulas foram registradas em vídeo e por meio
de anotações do diário de bordo do pesquisador. Ao longo das aulas foram aplicadas
uma série de atividades, cujas questões observaram os critérios de realidade e
semirrealidade descrita por Skovsmose (2014). No mérito dos resultados, indica que
as aulas contribuíram satisfatoriamente para o desenvolvimento do conhecimento
financeiro da turma observada; contudo, destaca a necessidade de continuação de
estudos direcionados ao ensino da Matemática Financeira na Educação Básica e a
inserção da educação financeira no currículo escolar.