Espaços não formais de ensino: a influência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão na construção do conhecimento de conteúdos de Biologia na Educação Básica
Nome: ISAQUE ALVES COIMBRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2018
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Examinador Externo |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Orientador |
MARCIA HELENA SIERVI MANSO | Examinador Interno |
Resumo: O desenvolvimento de atividades em um Espaço Não Formal de Ensino, ou seja,
fora do âmbito escolar possui características positivas e negativas. A retirada de
alunos da escola para visitar esse espaço, pode gerar incômodo. Tanto para o
professor, pois terá que arcar com as consequências de tudo que ocorre durante o
percurso até o local e a permanência dos alunos nesse lugar, como para a escola,
que deverá separar alguns dias, para que esses alunos fiquem a disposição do
professor/pesquisador da disciplina em questão. O aumento no número de
pesquisas que apresentem alternativas para a prática de ensino nesses espaços
amplia a possibilidade do professor considera-lo como ambiente de construção de
Aprendizagem Significativa. Assim, foi realizada uma intervenção no Museu de
Biologia Professor Mello Leitão, destacando o funcionamento deste como um
ambiente não comum de ensino, construção do aprendizado do aluno e suas
relações com os conteúdos desenvolvidos pelo professor na escola, verificando sua
compreensão frente aos conhecimentos de Biologia abordados. Durante o
desenvolvimento do projeto, estudantes do 1° ano do ensino médio foram levados
até o Museu e neste foi realizada a visita e a complementação do conteúdo de
biologia que normalmente não seria possível efetivar em sala de aula. Os principais
objetivos foram analisar criticamente a interação dos alunos no Museu e verificar a
construção do conhecimento dos alunos frente aos conteúdos de Biologia: Ecologia,
Botânica, Zoologia e Evolução, desenvolvidas neste Espaço Não formal de Ensino.
O projeto desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado alcançou seus objetivos,
onde os alunos tiveram a oportunidade de discutir questões de impacto ambiental,
tráfico de animais, perda da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, além de
estudar o histórico de vida do naturalista Augusto Ruschi e da fundação do Museu. A
abordagem da pesquisa desde a saída da escola até a visita teve como reflexo
positivo na avaliação dos alunos, considerando o Museu como espaço de
construção de um Capital Cultural efetivo ao aluno. Pensar em Espaços Não
Formais de Ensino como complemento da escola demonstrou ser importante para o
desenvolvimento cultural e social dos alunos e este pensamento necessita ser
ampliado para todos os professores.
Palavras-chaves: Espaço Não Formal de Ensino. Biologia. Museu. Cultura.