Experiências do pensar numa escola pública municipal de Cariacica, ES: invenções e resistências nas práticas de filosofia e ciências sociais no ensino fundamental.

Nome: OLIMPIO MUNIZ GAVI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/02/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR MIRANDA DE PAIVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR MIRANDA DE PAIVA Orientador
SANDRA KRETLI DA SILVA Examinador Externo
UEBER JOSÉ DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação objetiva cartografar práticas do ensino de filosofia numa escola pública da Rede de Ensino Fundamental do Município de Cariacica, ES, tomando-as como potências inventivas e de resistência da experiência do pensar. Persegue como objetivo geral: inventar caminhos com/no cotidiano de uma escola pública da Educação Cidadã, a EMEF Amenophis de Assis, pelos quais a filosofia, com a experiência do pensar, possa desenvolver aulas inventivas e de resistência, a partir das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais no ensino fundamental. Como objetivos específicos, delineia: a) Investigar o conceito de experiência do pensar e de Educação Cidadã nos documentos das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais no Município de Cariacica/ES; b) Investigar composições possíveis com/no cotidiano escolar na perspectiva da experiência do pensar; c) Propor a experiência do pensar como possibilidade de abertura para novas perspectivas das Práticas de Ciências Sociais no ensino fundamental municipal. Toma como referencial teórico-metodológico a cartografia deleuziana, de abordagem qualitativa, fazendo uso de pesquisa de campo mediante experiências coletivas do pensar com grupos de alunos, professores e famílias. Destaca o acompanhamento de processos que se fazem a partir das interações, agenciamentos, acontecimentos e afetos, que se constituem com/no território escolar, em meio à criação de atividades potentes para experienciar o pensar, em que se entende o âmbito do debate, com a criação de perguntas, a chave central dessa experiência e capaz de levar o professor de filosofia considerar a igualdade das inteligências. Os resultados encontrados apontam que a experiência do pensar pode contribuir na criação de práticas filosóficas inventivas e de resistência (menores) no território da Educação Cidadã (maior).

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