O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES SOBRE O BRINCAR DE PROFESSORAS DE UM CEIM DE SÃO MATEUS

Nome: MARILENE DA SILVA SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/08/2017
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
REGINA CELIA MENDES SENATORE Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
WEVERTON PEREIRA SACRAMENTO Examinador Externo
AILTON PEREIRA MORILA Examinador Interno
REGINA CELIA MENDES SENATORE Orientador

Resumo: A proposta da Educação Infantil defendida nos documentos oficiais é garantir
práticas pedagógicas mediadoras no processo de aprendizagens para o
desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos social, cultural, cognitivo, e
ainda garantir que sejam respeitados os seus direitos. Nesses documentos o brincar
é apresentado como um direito da criança. Partindo dessa proposição, pensar o
brincar no contexto da Educação Infantil é uma forma de atender a necessidade da
criança, respeitando e garantindo a qualidade no processo a partir das interações e
ações mediadoras das professoras. Essa pesquisa caracterizou-se por uma
investigação qualitativa de caráter explicativo e pretendeu mostrar a importância de
brincar para a criança na Educação Infantil, bem como analisar a concepção das
professoras sobre o brincar na Educação Infantil. Por meio de entrevistas semi
estruturadas com professoras de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM)
de São Mateus, buscou-se atingir o objetivo proposto. Através das entrevistas foi
possível detectar como as professoras pensam o brincar no CEIM estudado, qual a
compreensão das mesmas sobre o tema, além de permitir um olhar para as
angustias enfrentadas no cotidiano tanto das professoras como das crianças. A
análise das falas das professoras se deu a partir das teorias de vários autores que
se propõem a estudar o brincar e sua importância no processo de aprendizagem e
desenvolvimento da criança, tais como: Brougère, Vigotski1, Benjamin, entre outros.
Com a pesquisa pude perceber que as professoras não conferem ao brincar a
importância que lhe cabe para a aprendizagem e o desenvolvimento integral da
criança no contexto da Educação Infantil como preveem os documentos oficiais.
Percebi a partir dessa pesquisa, que é preciso repensar os cursos de formação, assim como possibilitar formação continuada,sem generalizar, pois se trata da visão
de uma realidade, para que se possa construir o entendimento junto com as
professoras que o brincar é um direito da criança e que este possibilita a
concretização de aprendizagens e consequentemente de desenvolvimento.

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