Música nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola de Vila Velha
Nome: JAYZA MONTEIRO ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/06/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ADEMIR ADEODATO | Examinador Externo |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Examinador Interno |
AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
JOCCITIEL DIAS DA SILVA | Suplente Externo |
ELIANE GONÇALVES DA COSTA | Suplente Interno |
Resumo: O trabalho aqui descrito tem como objetivo entender o processo e a dinâmica da música nas séries iniciais, compreendendo como o professor se utiliza dela, assim como analisar o papel da música na escola de uma maneira ampla, desde sua utilização nas aulas de música até sua inserção em outros cenários do ambiente escolar. A metodologia empregada consistiu em um estudo de caso, com o apoio de duas técnicas de pesquisa, sendo elas a entrevista e a observação participante. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Vila Velha. Como resultado, pudemos documentar um panorama de nosso objeto de estudo, identificando as práticas utilizadas nessa escola , assim como os maiores desafios a serem enfrentados para garantir aos alunos uma educação compatível com a legislação e o saber acadêmico. Identificamos que o ensino da música, embora garantido por lei, não é realizado com qualidade. A realidade escolar não corresponde às exigências da legislação, muitas vezes realizada por docentes que não receberam formação acadêmica condizente com suas áreas de atuação e desenvolvem o curso baseado em suas experiências e vivências pessoais, bem como a dificuldade dos mesmos em separar suas crenças pessoais do ensino laico na escola, sendo patente a doutrinação religiosa por meio da música. Dessa maneira concluímos que os desafios envolvem a formação docente surge seja no conhecimento da legislação e no entendimento do papel da música na escola.