MEMÓRIAS DE SOORETAMA: HISTÓRIA, ENSINO E ESCOLA
Nome: VERÔNICA DOS SANTOS SANTIAGO AUGUSTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/06/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MÁRCIO ROGÉRIO DE OLIVEIRA CANO | Examinador Externo |
ELIANE GONÇALVES DA COSTA | Examinador Interno |
AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
Resumo: Para um levantamento histórico do Município de Sooretama/ES, recorreu-se às memórias de antigos moradores da localidade, na perspectiva de favorecer o conhecimento e a valorização da História Local como um elemento de construção de identidade e como um componente essencial para o ensino de História da região. Considerando que a história do Município facilita a compreensão de conceitos e processos históricos, na medida em que o aluno se compreende como parte integrante e ativa da dinâmica histórica; considerando que a legislação sobre a Educação Básica no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes e Bases Nacionais da Educação, assim como a Proposta Curricular do Município de Sooretama, também prioriza o ensino de História Local, justifica-se a relevância deste trabalho. Para concretizar o caráter qualitativo desta pesquisa, buscaram-se principalmente as memórias de antigos moradores dos povoados de Córrego Alegre e Córrego DÁgua lugares que deram origem ao Município de Sooretama , uma vez que, ao contarem suas histórias de vida por meio de entrevistas, fizeram importantes relatos sobre a localidade. Essas histórias integram o contexto estadual e nacional, principalmente porque, se o estudo da História Local é significativo, precisa sempre estar em sintonia com a dinâmica histórica em diferentes níveis, enfatizando-se continuamente as relações entre a História Local, Regional e Geral. Como resultado desta investigação, observa-se o crescente uso da história oral e das memórias na construção do conhecimento histórico, mormente em pesquisas sobre a História Local; constata-se o importante papel desse tipo de estudo histórico como estratégia metodológica para o ensino de História e verifica-se a expressiva influência da política educacional, implantada pelos militares nas práticas educacionais desenvolvidas nas décadas de 60 e 70, nos povoados de Córrego Alegre e Córrego DÁgua, bem como nas memórias das professoras entrevistadas.