Ensino de História e Música Popular: propostas e práticas no Ensino Médio
Nome: SUZETE MORAIS COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/12/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Suplente Interno |
ELIANE GONÇALVES DA COSTA | Examinador Interno |
DANIEL FILS PUIG | Examinador Externo |
AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização da linguagem musical como ferramenta pedagógica na produção dos saberes históricos no contexto escolar. Para tanto, será considerada a contribuição da História enquanto área do conhecimento fundamental na formação do pensamento crítico dos indivíduos que compõem a sociedade. Ao longo do texto, serão apresentadas e discutidas as transformações no campo da historiografia e as suas implicações no redimensionamento do trabalho do professor, as quais revitalizaram o processo de construção do conhecimento histórico em sala de aula, bem como de que maneira a relação entre ensino de história e música pode contribuir para uma maior ressignificação da prática pedagógica. O trabalho pretende, também, relatar as experiências docentes de professores de História do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itamaraju-BA, enfocando o trabalho com música no ensino de História.