DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE: VOZES DOS ESTUDANTES EM DEBATE NA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Nome: ISAMARA OLIVEIRA LIMA
Data de publicação: 27/03/2024
Banca:
Nome | Papel |
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CAROLINA LOMANDO CAÑETE | Examinador Externo |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
KARINA CARVALHO MANCINI | Presidente |
Resumo: Trabalhar nas escolas a temática Educação Sexual é desafiador e envolve diversos aspectos sociopsicológicos. Neste contexto, foi realizada uma Sequência de Ensino por Investigação em uma escola pública estadual com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental, com o intuito de abordar a temática da sexualidade sob a perspectiva biológica, social, política e ética, a fim de desconstruir mitos, preconceitos e tabus que cercam a questão, proporcionando aos alunos uma perspectiva de vida saudável e segura, estimulando a se tornarem agentes de mudança, criando um ambiente inclusivo na escola e na sociedade. Durante a execução da Sequência de Ensino por Investigação os estudantes foram orientados a proceder em conformidade com os princípios da investigação cientifica, averiguando as próprias hipóteses e validando-as. Os procedimentos de coleta de dados dessa pesquisa envolveram as observações em sala de aula, debate, diários de campo, gravações de áudio e entrevistas. A sequência investigativa foi dividida em quatro etapas: 1. Coleta de informações iniciais e definição das problemáticas a serem investigadas sendo esta etapa iniciada com a leitura e discussão de uma reportagem sobre sexualidade nas escolas e elaboração de perguntas anônimas que foram categorizadas e organizadas pela pesquisadora em roteiros investigativos. 2. Divisão de grupos para trabalhar os roteiros investigativos, sendo encorajados a questionar, levantar hipóteses e encontrar soluções para os problemas apresentados nos roteiros. 3. Investigação por meio de entrevistas com profissionais da saúde e busca de fontes pela Internet. 4. Compartilhamento das experiências, desafios e aprendizados, e preenchimento de questionários individuais para avaliar o processo de aprendizagem e das ações realizadas. Os resultados indicaram que as atividades propostas tiveram impacto positivo, promovendo o comprometimento dos alunos, relacionamentos saudáveis, inclusão, análise crítica e uma compreensão mais ampla da sexualidade. Os estudantes reconheceram que discutir abertamente a sexualidade não os influencia negativamente, pelo contrário, os capacita para uma vida na adolescência e adulta segura e responsável, sendo essencial para reduzir riscos, tabus e discriminações associadas à sexualidade. Espera-se que os resultados desta pesquisa inspirem professores e instituições a adotar abordagens similares, contribuindo para uma Educação Sexual inclusiva e sensível às necessidades dos adolescentes.