A FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM RETRATO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA
Nome: PAULO VINICIUS BRITO DOS SANTOS OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2020
Orientador:
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Papel |
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FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Orientador |
Banca:
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Papel |
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DECIO BESSA DA COSTA | Examinador Externo |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Orientador |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Examinador Interno |
Resumo: Temos o objetivo de apresentar na presente pesquisa o Programa Mais
Alfabetização (PMALFA) do Governo Federal-Ministério da Educação, fazendo
articulação com relatos de experiência apresentados por professoras e
assistentes de alfabetização durante encontro de formação ofertado pelo
PMALFA na cidade de Teixeira de Freitas - Bahia. Na explanação da
dissertação, buscou-se contextualizar épocas vividas pela educação, bem
como, o contexto atual pelo qual o assunto educacional se apresenta no século
XXI, assim sendo, tratamos também de algumas metas da educação, objetivos
dos quais, o programa em tese, contribui para a realização. Nesse percurso,
abordamos uma discussão ampla sobre a proposta defendida pelo programa
de alfabetização. Ações e estratégias do programa foram e são bem-vindas e
fundamentais para a realização do desenvolvimento do processo de
aprendizagem da criança, para o cumprimento das metas elencadas no projeto
político pedagógico da escola e afins. Os procedimentos do estudo foram a
pesquisa bibliográfica, nos documentos de referência do programa e da Política
de Alfabetização, no tocante a formação inicial e continuada do profissional
docente, relação trabalho e alfabetização, além da entrevista semiestruturada e da pesquisa participante. A análise realizada nos levou à ideia de que a
Alfabetização não pode estar alienada às leis do mercado, precisa ser pensada
como uma das etapas mais importante da formação da criança, num espaço e
tempo deve apropriar-se de aprendizagens que permita exercer seu pleno
domínio como cidadão através dos trabalhos de produção e leitura de