Planejamento Estratégico e Autoavaliação
O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – PPGEEB, que começou suas atividades em 2014, desde o ano de 2018 vem desenvolvendo ações com vistas ao processo de autoavaliação. No ano de 2020, foi iniciado o processo de autoavaliação, propriamente dito, o qual se deu por meio das seguintes ações:
a) Leitura de documentos orientadores da Capes e do Programa de Melhoria da Pós-Graduação, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Espírito Santo, para aprofundamento sobre os pressupostos da autoavaliação e articulação das metas e objetivos com a proposta do Programa;
b) participação nas reuniões da PRPPG/UFES;
c) constituição de uma Comissão de Autoavaliação composta por professores, técnicos administrativos e alunos do Programa para o planejamento e execução das ações de auto avaliação;
d) criação de instrumentos/canais de autoavaliação;
e) aplicação dos instrumentos;
f) categorização e socialização dos dados;
g) elaboração do Planejamento Estratégico.
A partir de então, esse processo auto avaliativo do Programa de Mestrado vem se solidificando e, anualmente, é realizada uma metodologia de grupo focal, sendo encaminhados formulários para uma avaliação qualitativa aos discentes com vínculo ativo, aos docentes e aos discentes egressos, com o objetivo de atualizar os dados e buscar de modo coletivo um olhar por dentro do Programa e estabelecer metas e estratégias para melhorar o percurso.
A Autoavaliação tem como objetivo geral avaliar o processo de gestão acadêmica, pedagógica e administrativa desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, tendo em vista o fortalecimento da formação de profissionais da Educação Básica em estudos de Pós-graduação em nível de Mestrado, e o alcance dos indicadores de qualidade adotados a partir das dimensões da avaliação da Capes que subsidiam os realinhamentos necessários para a constituição de um Planejamento Estratégico comprometido com a elevação do conceito do Programa.