Aprendizagem de química no Ensino na Educação Básica: Uma sequência didática utilizando Textos de Divulgação Científica
Nome: MARIA AMÉLIA LUCAS CHAVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2018
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
GILMENE BIANCO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
NAUVIA MARIA CANCELIERI | Examinador Externo |
MARCIA HELENA SIERVI MANSO | Examinador Interno |
GILMENE BIANCO | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição de uma Sequência Didática (SD) utilizando Textos de Divulgação Científica (TDC) para a aprendizagem dos conteúdos curriculares de química no Ensino Básico. Na contemporaneidade as escolas têm a importante missão de incentivar os alunos á leitura de diversos gêneros textuais. Na disciplina de química a leitura de TDC pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos curriculares previstos nos documentos norteadores do ensino básico. Nesse contexto os TDC tem a missão de levar a comunidade a conhecer os diversos avanços científicos que influenciam na qualidade de vida dos indivíduos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, onde, de início selecionou-se para análise, uma amostra de cinquenta textos da Sessão Mundo da Ciência da Revista de Divulgação Científica (DC) Ciência Hoje, possíveis de ser utilizados no ensino de química. Dentre os textos analisados foram selecionados dezesseis TDC, mais correlacionados aos conteúdos curriculares previstos nos documentos oficiais para a série dos alunos do segundo ano do ensino médio. Durante o desenvolvimento da SD os estudantes realizaram várias atividades, sempre sobre orientação. Após o término da SD os estudantes responderam a um questionário sobre questões pertinentes ao trabalho desenvolvido e participaram de um grupo focal visando à coleta de informações para avaliação da SD desenvolvida e assim revelar quais as contribuições dos TDC para a aprendizagem dos conteúdos curriculares de química. Os resultados obtidos mediante aos procedimentos utilizados de avaliação da SD, demonstraram que a proposta pedagógica utilizada para a aprendizagem de química foi aceita positivamente pelos estudantes que além de demonstrar interesse na leitura dos textos, conseguiram fazer as inferências e associações necessárias com os conteúdos curriculares estudados. Acredita-se que o uso de metodologias diversificadas de aprendizagem, foi um fator que impulsionou a motivação dos estudantes para a aprendizagem a partir da leitura de TDC.