HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Um olhar sobre o Ensino Fundamental nas escolas municipais de Rio Bananal/ES
Nome: KATIA DEMUNER FANCHIOTTI
Data de publicação: 27/05/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
GUSTAVO MACHADO PRADO | Presidente |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Examinador Interno |
CAROLINA LOMANDO CANETE | Examinador Externo |
Resumo: Essa pesquisa buscou identificar como o currículo de Ciências no município de Rio Bananal/ES esteve disposto, ao longo da última década e primeiros anos da década atual, tendo em vista a formação discente e sua reflexão sobre a história do ensino de Ciências. O objetivo principal foi conhecer o processo histórico, dentro da última década, do desenvolvimento do currículo de Ciências no município de Rio Bananal/ES. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo análise bibliográfica e documental nas seguintes fontes: Legislação, Diretrizes Curriculares e Planos de Ensino da disciplina de Ciências, disponíveis na Superintendência Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e nas próprias Unidades de Ensino. Além disso, foi realizada entrevista semiestruturada junto a professores que ministram a disciplina de Ciências nas escolas que ofertam integralmente o Ensino Fundamental no município de Rio Bananal/ ES. Assim, ao analisarmos a história do ensino de Ciências no município de Rio Bananal/ES, podemos asseverar que esse ideário educacional tem uma forte influência da política estadual, além daquela que provém dos próprios professores que atuam nas escolas municipais.