LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS
Nome: TAÍSA FARIA VALANI ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/03/2020
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS HENRIQUE SILVA DE CASTRO | Examinador Externo |
JAIR MIRANDA DE PAIVA | Examinador Interno |
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa visa investigar como o livro didático possibilita a educação linguística em Língua Inglesa no Ensino Médio por meio da literatura. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com o objetivo de identificar e analisar as propostas de leitura literária presentes nas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018. Nos ancoramos nas considerações de Bakhtin (2014), Kress (2001, 2006), Cândido (2004), Cosson (2007), New London Group (1996), Ferraz (2015, 2018) e Duboc (2011, 2015, 2019) como base teórico-metodológica porque se apresentam como teorias que nos permitem analisar a língua como fenômeno social e refletir sobre textos literários em língua inglesa como espaços de construção de significado. Também nos reportamos aos documentos oficiais de esfera federal e estadual do Espírito Santo para compreender as propostas de ensino. Os resultados apontam um aumento significativo no uso de textos literários como possibilidade de educação linguística em língua inglesa, muito embora ainda haja muitos textos presentes nos livros didáticos que configuram pretexto para outros fins que não a leitura literária.