O uso de seqüências didáticas na formação inicial de professores da Educação do Campo em questões ambientais na perspectiva da totalidade

Nome: ALEXSANDRA GOMES BIRAL STAUFFER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/02/2018

Banca:

Nome Papelordem crescente
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Suplente Interno
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA Suplente Externo
SANDRA MARA SANTANA ROCHA Orientador
ANA NERY FURLAN MENDES Examinador Interno
SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE Examinador Externo

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os aspectos sociofilosóficos, metodológicos e pedagógicos de um curso de formação inicial de professores da educação do campo em questões ambientais. O curso foi realizado no primeiro semestre de 2017, envolvendo 58 estudantes com idades entre 18 e 50 anos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, cuja organização foi dada em 4 momentos, a saber: Escolher (Momento 1), Conhecer (Momento 2), Avaliar (Momento 3) e Refletir (Momento 4). Durante o Momento 1 – Escolher, foi definido o lócus, os participantes e o tema de estudo. No Momento 2 – Conhecer, foi aplicado um questionário para os 58 participantes da pesquisa para desvelar o perfil dos sujeitos. Empregou-se a abordagem temática usando o tema sustentabilidade e mapas conceituais. No Momento 3 – Avaliar, foram elaboradas sequências didáticas com base na proposta dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, que, em sequência, foram aplicadas em escolas de educação do campo. No último momento – Refletir, foi reservado para promover reflexões sobre as intervenções pedagógicas a partir de debates e relatos de professores das escolas. O estudo da formação de professores foi conduzido na perspectiva qualitativa da pesquisa-ação, apoiada em dados produzidos a partir de observações, entrevistas, relatos orais e escritos, fotografias, além de estudos de documentos oficiais. O curso promoveu nos professores a introdução de novas práticas pedagógicas, a partir dos debates e práticas pedagógicas realizadas. Os conteúdos abordados durante o curso estiveram em consonância com as Leis Federal e Estadual de Educação Ambiental (Lei Federal No. 9.795/1999, e Lei Estadual No 9.265/2009). Há necessidade de se discutir essa temática com os professores em formação inicial pois o estudo de questões ambientais na perspectiva da totalidade revela uma forma de pensar e fazer educação de modo reflexivo e crítico, integrando teoria e prática, pesquisa e intervenção pedagógica.
Palavras Chave: Educação ambiental. Formação de professores. Sequência didática. Abordagem temática freireana. Totalidade.

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