Tópicos em Ensino de Matemática

Código: PGEB1060
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Estudo de conceitos matemáticos elementares e análise de aspectos didáticos relacionados, visando consolidar conhecimentos e discutir instrumentos e metodologias de ensino apropriados para a Educação Básica na perspectiva das tendências atuais da Educação Matemática
Bibliografia: Bibliografia:

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus, 1996.
MACHADO, Nílson José. Matemática e Realidade: das concepções às ações docentes. 8a. Edição. Editora Cortez: São Paulo, 1987.
MACHADO, Nílson José. Matemática e Língua Materna: Análise de uma Impregnação Mútua. Editora Cortez: São Paulo, 1990.
ALMOULOUD, Saddo. Fundamentos da Didática Matemática. Ed. UFPR, 2012.
ROQUE, Tatiana Roque, Victor Giraldo: O Saber do Professor de Matemática: ultrapassando a dicotomia entre didática e conteúdo. Editora Ciência Moderna, 2014.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabido al saber enseñado. 3a. Edição. Aique, 2005.

Bibliografia Complementar

BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
SÁ, Carlos C. de, ROCHA, Jorge. Treze Viagens pelo Mundo da Matemática. Coleção do Professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática: Rio de Janeiro, 2012.
GROWS, Douglas A. (ed.). Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. National Council of Teachers of Mathematics, 1992.
RANGEL, Letícia Rangel, GIRALDO, Victor Giraldo; MACULA, Nelson (2014). Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo - Estabelecendo Relações. Professor de Matemática Online, No.1, Vol.2, 14 páginas.
MENDONZA, Miguel Ángel Gómez. La Transposición Didáctica: historia de un concepto. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos. Volumen 1, Julio - Diciembre 2005, págs. 83-115.
- Artigos da Revista do Professor de Matemática e outras publicações.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540