Leitura de artigos científicos: uma proposta metodológica para o ensino de química na educação básica

Nome: SILVIA PELIÇÃO BATISTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/03/2016
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Co-orientador
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
LEILA ALEY TAVARES Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Interno
GILMENE BIANCO Suplente Interno
CARLA DA SILVA MEIRELES Suplente Externo
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Coorientador

Páginas

Resumo: Este estudo aborda um processo de reflexão e construção desenvolvido diante de agentes envolvidos no processo educacional (alunos e professores), que constituem as diversidades do ambiente escolar, bem como a relevância dada ao ensino de Química, descrita por meio do tempo e, ainda, diante das reformas educacionais de Gustavo Capanema e Francisco Campos. Os elementos educacionais incluem também as organizações curriculares, as avaliações do conhecimento apresentado pelos alunos e as leis que as fundamentam, a saber, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Assim, essa pesquisa pretende encontrar convergências entre os participantes do processo educativo, que se comunicam nesse ambiente escolar, para construir e desenvolver uma proposta metodológica de ensino de Química a qual pudesse relacionar esses agentes em prol da construção de conhecimentos significativos para os alunos. A realização do estudo permitiu analisar e avaliar o desenvolvimento de uma proposta metodológica, por meio da “Leitura de Artigos Científicos”, como contribuintes no processo ensino aprendizagem de Química para os alunos das séries finais do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza interpretativa exploratória e quantitativa, orientada pelos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados descritivos dessa pesquisa foram produzidos a partir de questionários, atividades descritivas, construção de mapas conceituais, gravações em áudios, entrevistas e vídeo- aulas. O trabalho envolveu 242 alunos de duas escolas públicas das séries finais do Ensino Médio da cidade de São Mateus-ES, no período anual entre 2014 a 2015. A principal contribuição dessa dissertação é refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e propor, na Leitura de Artigos Científicos, uma metodologia que (re) significa, em especial, o ensino de Química. Na visão dos alunos, a proposta aproxima os conhecimentos de Química de forma significativa, com uma aceitação de 95%, contribuindo para a identificação da reprodução dos conhecimentos desse saber.

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