O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Nome: LUANA DE MELO SCANDIAN BARCELOS

Data de publicação: 25/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Orientador

Resumo: O estudo apresenta uma pesquisa sobre a Dupla Excepcionalidade (DE) envolvendo as AH/SD – Altas Habilidades / Superdotação, o TEA – Transtorno do Espectro Autista e o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Também se entrelaça com o desenvolvimento e a prática de jogos pedagógicos e a utilização de materiais concretos a partir do movimento de criação na disciplina de matemática com a abordagem do conteúdo de Probabilidade e Estatística. Assim, temos a seguinte problematização: Como acontece e é vivenciado o processo de ensino-aprendizagem de uma discente com Dupla Excepcionalidade na disciplina de matemática, no ensino médio, levando em conta o desenvolvimento e a prática de jogos pedagógicos e a utilização de materiais concretos na perspectiva criativa? O objetivo é analisar a apropriação e desenvolvimento de novos conhecimentos através da potencialização dos saberes existentes na discente com a DE. A metodologia compreende um estudo de caso em que são analisados os contextos biológicos, sócio-históricos e escolares da estudante. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus São Mateus. Foi desenvolvida através de observações, anotações das práticas pedagógicas e intervenções no âmbito dos jogos pedagógicos. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa, incluindo a estudante e a professora de Matemática. A interpretação e análise do material coletado tem como referência a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1991, 2000, 2001, 2004, 2012, 2018, 2022) e autores que investigam a AH/SD como Gardner (1995 e 2006) e Renzulli (2004, 2014). Nas ações desenvolvidas destaca-se a utilização das potencialidades da estudante para superação de suas dificuldades e nos caminhos indiretos, ou seja, nas ferramentas que foram desenvolvidas de acordo com as suas especificidades e peculiaridades possibilitando a promoção da acessibilidade na mediação para a aprendizagem.

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