SABERES DOCENTES: A DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: CAMILA HONORIO ALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno
JOSÉ ROBERTO GONÇALVES DE ABREU Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ Examinador Externo

Resumo: O presente estudo é de caráter qualitativo e exploratório, envolvendo quatro licenciandas em Educação Física e professora das disciplinas Teoria e Prática da Dança I e II, do Centro Universitário Vale do Cricaré; e um professor de Educação Física do Instituto Federal do Espírito Santo, passando por três etapas de realização: entrevista com o professor, desenvolvimento de planos de aulas de Dança pelos professores envolvidos e licenciandas com roda de conversa, e Seminário de encerramento. Os planos de aula foram desenvolvidos a partir da Teoria Fundamentos da Dança e Forró Pé de Serra. Tem como problematização: Quais são os saberes do professor de Educação Física relacionados ao conteúdo Dança? Em que esses saberes se aproximam ou se distanciam dos conhecimentos adquiridos na sua formação? De que maneira pode-se potencializar a construção do saber da experiência e das competências específicas ao profissional de Educação Física, relacionadas à Dança, na formação inicial e continuada do professor? Objetiva analisar a formação inicial e continuada de professores de Educação Física, envolvendo, a Educação Básica e o Ensino Superior por meio de ações de parceria e relações interinstitucionais realizadas conjuntamente em práticas pedagógicas na escola, dentro da disciplina Educação Física com o conteúdo Dança. Ao final da pesquisa foi possível identificar como a experiência anterior com a Dança influencia na aprendizagem da disciplina na formação inicial e na segurança para ministrar as aulas de Dança na escola. Demonstrou-se o quanto a parceria entre a Educação Física e a Dança podem colaborar para uma pedagogização da Dança nas escolas para um ensino lúdico para qualquer idade. Os saberes específicos da disciplina Dança são melhor compreendidos e apropriados pelos futuros professores quando vivenciados dentro da rotina escolar, corroborando com as pesquisas na área de Educação que apontam uma necessidade de maior aproximação da universidade com a escola para além dos estágios supervisionados e de uma maior articulação teoria e prática. Também provou-se a relevância da experiência na construção dos saberes docentes e a necessidade de publicização desses saberes experienciais compartilhados na colaboração, e que, para tal construção, é necessário dar ao docente condições de trabalho adequadas.

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