A INFLUÊNCIA DA INFLAÇÃO DIAGNÓSTICA NO DISCURSO DA
ESCOLA SOBRE O COMPORTAMENTO INFANTIL

Nome: EUDES ALEXANDRE MONTEVERDE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/12/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA CELIA MENDES SENATORE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Examinador Externo
REGINA CELIA MENDES SENATORE Orientador

Resumo: Na cultura ocidental européia até em torno do século XV, a criança era considerada
um adulto em miniatura e o conceito de infância era praticamente inexistente, a partir
desse momento uma parcela de moralistas e educadores, passa a ter uma opinião
diferente sobre o assunto, assim, sendo surge os primeiros conceitos de infância, com
suas particularidades e mais tarde a ideia de separação das crianças dos adultos pois
essa mistura, segundo os mesmos, as tornavam mimadas e mal-educadas. Assim,
nos séculos seguintes, o controle do comportamento infantil passa a fazer parte da
preocupação principalmente dos educadores, sendo esse o foco do nosso estudo. A
pesquisa é fundamentada pelos pressupostos teóricos de estudiosos da infância e do
comportamento humano. A abordagem metodológica utilizada foi a da pesquisa
exploratória, através de um estudo de caso, com professoras, supervisora e diretora
escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), do município de Boa
Esperança – Espirito Santo. A coleta dos dados, se deu por meio de entrevista semi-estruturada. A análise dos dados, foi realizada a partir dos teóricos estudados e da
metodologia de análise do discurso. Ficou evidenciado em nossa pesquisa a influência
do discurso medicalizante, que tem se tornado cada vez mais forte, com a inflação
diagnóstico, que vêm acontecendo a cada nova edição do DSM (Manual de
Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais ou Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais), em especial em relação a infância. A busca por
um comportamento ideal, com turmas homogêneas e crianças que aprendem no
mesmo ritmo, tem levado os educadores a entenderem que a medicina terá uma
explicação e a medicalização uma solução para essa angústia que sofremos.
Palavras-chave: Infância, Educação Infantil, Comportamento Infantil e Medicalização
do Comportamento.

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