NO MOVIMENTO DO JONGO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

Nome: Gleisiele Saraiva Rangel
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/02/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Andrea Brandão Locatelli Co-orientador
Maria Alayde Alcantara Salim Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Andrea Brandão Locatelli Coorientador
Jair Miranda de Paiva Examinador Interno
Maria Alayde Alcantara Salim Orientador
Rita de Cassia Cristofoleti Examinador Externo

Resumo: O trabalho de pesquisa objetiva a investigação da prática do Jongo no município de São
Mateus buscando articulá-lo às práticas de ensino da disciplina de Educação Física. Considera
que é preciso fortalecer as discussões que acentuem a urgência de revisão dos currículos
escolares na tentativa de adequá-los à diversidade étnico-racial presente nas escolas, por meio
de uma proposta que atenda às necessidades dos diversos grupos que vêm conquistando mais
espaços nos modos de pensar e produzir cultura a partir de uma nova perspectiva de
sociedade. Busca inicialmente, compreender os caminhos percorridos pela Educação Física
desde sua inserção na escola, com vista a atender aos ideais políticos do Estado, até sua
abertura (a partir da década de 80) para uma perspectiva mais humanizada ao pensar seus
conteúdos. Somente a partir dessa abertura se torna possível pensar as manifestações culturais
inseridas nas práticas de ensino dessa disciplina. Este trabalho focou especificamente a prática
do Jongo, manifestação cultural afro-brasileira, encontrada exclusivamente na região sudeste
do país. Para análise dessa prática realizou um estudo que tomou como fonte as bibliografias
pertinentes ao assunto, bem como algumas fontes orais, jongueiros do município. Após
estudo, realizou trabalho de campo com alunos e professores. Com os alunos, desenvolveu
intervenção prática em encontros realizados em uma escola municipal, com alunos do 5º ano
do ensino fundamental, durante nove aulas de Educação Física, uma vez que, o trabalho foi
realizado em parceria com o professor da disciplina. Com os professores, desenvolveu um
encontro de formação para informar acerca desse trabalho e possibilitou também a vivência
prática do Jongo, e fez algumas exposições teóricas sobre a prática. Conclui, apresentando o
ambiente escolar, bem como a disciplina de Educação Física como espaço propíciopara tratar
a temática étnico-racial, por cumprir tanto com o papel de colaborar nos processos de
perpetuação e ressignificação das práticas culturais locais, quanto no enfrentamento das
diferentes formas de racismo e preconceito presentes nessa instituição. A inserção de
conteúdos dessa natureza também auxilia nos processos de formação das identidades em
crianças negras, que a partir da apresentação da riqueza e beleza da cultura desse povo, passa
a perceber a existência de representatividade para assim, vir a se identificar. Por fim, afirma a
urgência de se discutir e apresentar alternativas visando uma maior valorização e perpetuação
das práticas culturais locais, muitas vezes esquecidas e/ou ignoradas pelo poder público
municipal e por esse motivo vem enfrentando grandes dificuldades para manter vivas suas
tradições.

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