A ÁFRICA NO IFES: representações construídas por alunos e alunas do ensino médio a partir do ensino de História da África, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - Nova Venécia e São Mateus

Nome: Flávia Cândida do Nascimento de Souza
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Maria Alayde Alcantara Salim Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adelar João Pizetta Suplente Externo
Jair Miranda de Paiva Examinador Interno
Maria Alayde Alcantara Salim Orientador
Sandro Nandolpho de Oliveira Examinador Externo
Ueber José de Oliveira Suplente Interno

Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o ensino de História da África no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Seu principal objetivo é identificar as representações sobre o continente africano construídas pelos alunos e alunas do ensino médio, a partir do ensino de História da África, considerando as relações desse ensino com o processo de construção da identificação dos alunos e alunas de ensino médio com essa História. A compreensão da relação entre o ensino de História da África e a construção da identificação dos alunos e alunas do ensino médio com essa História perpassa dois aspectos: a investigação do trabalho didático do professor de História no que diz respeito ao ensino de História da África e a investigação das representações construídas pelos alunos a partir desse ensino. Esses foram, portanto, caminhos trilhados ao longo da pesquisa. Todo o trabalho esteve apoiado na compreensão de que ao estudar História, os alunos não se encontram com o passado, mas com representações do passado produzidas no presente, trazidas até nós de forma indireta através dos livros didáticos e do trabalho dos professores. Essas representações, por sua vez, são lidas pelos alunos de maneiras diferentes, uma vez que as experiências e os conhecimentos prévios de cada um interferem no processo, levando cada aluno a ter uma leitura diferente dessas representações. Ao serem apropriadas, cada leitura torna-se uma representação nova e diferente da que foi apresentada ao aluno. Essa compreensão direcionou a organização tanto da pesquisa, quanto do texto desta dissertação.

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