Ensino e Currículo na Educação Básica

Código: PGEB-1054
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: O campo de estudos do currículo, teorias curriculares e práticas de ensino: relações. Desenvolvimento curricular. Políticas curriculares. Currículo, reformas curriculares: repercussões no ensino. Abordagens contemporâneas: temáticas de gênero, etnorraciais e ambientais. Etnociências.
Bibliografia: Básica
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. 279 p.
SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica. 2009. 154 p.

Complementar

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Currículos e Educação Integral.Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p.
COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo, SP: Ática, 1996. 200 p. (Série fundamentos ; 123)
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Básico - Escola Estadual. Vitória, SEDU. 2009.
MOREIRA, A.F. Currículo: questões atuais. Campinas, Papirus. 2010. 143 p.
PACHECO, J.A. Escritos curriculares. São Paulo, Cortez. 2005. 176 p.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto, Porto. 1995. 239 p.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, ARTMED. 2000. 352 p.

Artigos científicos nas áreas de Educação e Ensino.

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