Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica

Código: PGEB-1052
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Linguagem, língua, fala e discurso. O texto como evento dialógico, na oralidade e na escrita. Gêneros Discursivos e Ensino e a interface com os letramentos. O processo de recepção e de produção de diferentes gêneros discursivos na Educação Básica. A prática de ensino da leitura e da produção de textos (verbal e não-verbal) na sala de aula. Análise crítica do ensino da leitura e da produção de textos nos livros didáticos. Concepções de literatura e ensino. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. O ensino de literatura e prática docente na Educação Básica. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Competências e habilidades necessárias ao professor.
Bibliografia: BÁSICA

ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX . 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007
BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética - A teoria do romance. São Paulo: UNESP-HUCITEC, 1993.
BAKHTIN, M.M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos, v.5).
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.
DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Complementar

BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
KOCH, I. V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed. – São Paulo:
Contexto, 2010.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schiling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VOESE, I. Análise do discurso e o ensino de língua Portuguesa. – São Paulo: Cortez,2004

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900