Educação Ambiental no cotidiano escolar

Código: PGEB-1032
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: O Ensino da Educação Ambiental além de suas bases epistemológicas também deve relacionar a sociedade e a natureza através das atividades cotidianas; Bem como a relação entre o ensino e os movimentos de transição de Paradigmas; A ação transformadora do aluno/cidadão através de uma educação ambiental emancipatória; Operacionalização das atividades de educação ambiental no dia a dia da escola. A transversalidade e interdisciplinaridade da Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e execução de projetos em educação ambiental.
Bibliografia: BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
CARVALHO, I. C. De M. Educação Ambiental: a Formação do Sujeito Ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
DEBESSE, A. A escola e a agressão do meio-ambiente. São Paulo: Difel,1974.
DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas 9ª ed. São Paulo: Editora Gaia Ltda, 2004.
DIAS, G. F. Dinâmicas e Instrumentação Para a Educação Ambiental. Global editora Ltda, 2015.
LOUREIRO, C.F.J. Educação Ambiental: Dialogando com Paulo Freire. Cortez Editora, 2016.

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