Ensino, Diversidade e Inclusão na Educação Básica

Código: PGEB-1025
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Ensino e Diversidade: Educação Especial - A perspectiva Histórico-Cultural e a mediação do ensino para alunos com deficiência. Ensino e plasticidade cerebral. A prática pedagógica e o trabalho com as deficiências. Ensino e Diversidade: A educação para as relações étnicos-raciais (ERER). Gênero, raça e ensino. Práticas pedagógicas para a convivência com/na diversidade. Inclusão e exclusão no contexto escolar.
Bibliografia: Básica

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
MUNANGA, Kabengele. (ORG.). Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.; REGO, T.C. Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2008.
PADILHA, A. M. L. Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2001.
VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Complementar

BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
GLAT, R. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro, 7 letras, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
MUNANGA, Kabengele. (ORG.). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Niterói: EdUFF, 2004.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de and CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp.15-40. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002.
VIGOTSKI, L.S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n04, p. 861-870, dez. 2011.

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