Ensino da Matemática na Educação Básica

Código: PGEB-1020
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: A Prática Investigativa no Processo Ensino-Aprendizagem. Investigação Matemática. Matemática a ensinar e para ensinar. O Saber Matemático. Cotidiano Escolar e os Efeitos Didáticos.
Bibliografia: BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino Fundamental. 2.ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMG, 2005.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (ORGS). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2004.
BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
CURY, Helena Noronha (Org). Formação de Professores de Matemática: uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCSRS, 2001.
_____. Análise de Erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
FIORENTINI, Dario (org). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
GERALDI, Corinta Maria Grisola; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (ORGS). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
LEMA DA SILVA, Maria Célia; VALENTE, Wagner Rodrigues. (orgs.). A geometria nos primeiros anos escolares: História e perspectivas atuais. Campinas, SP: 2014.
MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016
MENDES, Iran Abreu; MACHADO, Benedito Fialho; SOARES, Evanildo Costa. Aritméticas lúdicas em sala de aula: contribuições da história da matemática para professores. Natal: SBHMat, 2016.
MENDES, Iran Abreu; VALENTE Wagner Rodrigues. A Matemática dos Manuais escolares: curso primário, 1890-1970. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: autêntica, 2007.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equações e de função. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.) et al. A aritmética nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900