Ensino de Ciências Biológicas na Educação Básica

Código: PGEB-1017
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: História do ensino de Ciências Biológicas na Educação Básica. Propostas curriculares para o ensino de Ciências Biológicas na Educação Básica. Aplicações didáticas no ensino dos Conteúdos Estruturantes de Ciências Biológicas no ambiente escolar. Materiais didáticos no ensino de Ciências Biológicas. Pesquisas sobre o ensino de Ciências Biológicas no Brasil. Aspectos teóricos/práticos de Ciências Biológicas dentro de uma visão interdisciplinar. A prática investigativa no processo ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas.
Bibliografia: Básica

BITTENCOURT, A. B. Dossiê: Ensino da Ciência: história e linguagens. Pro-Posições, v. 17, n. 1. 2006.
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: O ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD. 1999.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2011. 199 p.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez. 2009. 215 p.
SANTOS, F. M. T; GRECA, I. M. A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Unijuí. 2011.

Complementar:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro. 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.
BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Básico - Escola Estadual. Vitória, SEDU. 2009.
OLIVEIRA, E. M. Educação ambiental: uma possível abordagem. Brasília: Ibama. 2006.
PURVES, W. K.; SADAVA, D.; ORIANS, G. H.; HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia. 6 Ed. Porto Alegre: Artmed. 2006.
PACHECO, J. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez. 2005. 176 p.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 2009. 154 p.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998. 224 p.
Artigos científicos nas áreas de Educação e Ensino.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900