Ensino de Filosofia na Educação Básica

Código: PGEB-1012
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Ensino de filosofia: sentidos e práticas. A filosofia para crianças. Filosofia e infância. Filosofia no ensino médio: história, fundamentos, metodologias, perspectivas. Produção de recursos e material didático para o ensino de filosofia na Educação Básica. Práticas interdisciplinares no ensino de filosofia. Filosofia, arte e literatura: encontros, experiências. Práticas de filosofia em ambientes não escolares.
Bibliografia: Básica

GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. [Coleção Ensino de Filosofia, 4].
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai a escola. São Paulo: Summus, 1990.

Complementar

ASPIS, Renata Lima; GALLO, S. Ensinar filosofia. Um livro para professores.
BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças. Cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). 1.ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2016. [Coleção Teses e Dissertações].
COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. O abecedário de Gilles Deleuze. 1994. [Transcrição integral do vídeo, para fins exclusivamente didáticos. 1988 (vídeo), 1994 (transcrição). Mimeo, s.d. 70 p.].
____. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998. [Tradução Eloísa Araújo Ribeiro].
FRASSINETI, Martha; JOSÉ, Elena Teresa. Preguntas clave para la enseñanza filosófica. Algunas respuestas. Buenos Aires: AZ Editora, 2011.
GALLO, Silvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Orgs.). Filosofia do ensino de filosofia.
HEGEL, G.W.F. Escritos pedagógicos. México-Madrid-Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.
KANT, Immanuel. Lógica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992. [Tradução Guido Antônio de Almeida. Biblioteca Tempo Universitário; 93. Série Estudos Alemães].
KOHAN, Walter. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. [Coleção Educação: experiência e sentido].
____. Filosofia o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
____.Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
____. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
____; LEAL, B.; RIBEIRO, Álvaro (Orgs.). Filosofia na escola pública. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000. [Filosofia na Escola, vol. 5].
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, São Paulo: Edições Loyola, 2003. [tradução, apresentação e notas de Noéli Correira de M. Sobrinho].
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. [Tradução Lílian do Valle].
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil. Conhecimento, política e educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1997.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900