Ensino de História na Educação Básica

Código: PGEB-1004
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Os fundamentos epistemológicos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem da História. As transformações historiográficas verificadas na contemporaneidade e suas relações com o ensino da disciplina. A diversificação das fontes no ensino de história e a produção de material didático. Relações entre a pesquisa e o ensino da história na educação básica.
Bibliografia: Básica

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História: conceito, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
BITTENCOURT, Circe. O livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 12 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou oficio do historiador. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2001
CABRINI, Conceição. O ensino de história. São Paulo; Brasiliense, 1994.
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; Gonzáles, Maria Fernanda (orgs). Ensino de História e Memória Coletiva. Porto Alegre. Artmed, 2007.
DAVIES, Nicholas (org). Para além dos conteúdos no ensino de história. Rio de janeiro: Access, 2001.
DMITRUK, Hilda Beatriz. A História que fazemos: pesquisa e ensino de história. Florianópolis: Editora Grifos, 1998.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e (orgs). Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus,1995.
FONSECA, Thais Nívia de Lima. História & Ensino de História. Belo horizonte: Autêntica, 2003.
GATTI JUNIOR, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP:Edusc; Uberlândia, MG: Edufu, 2004.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
MAGALHÃES, Marcelo (org). [et al]. Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
MIRANDA, Sonia Regina. Sob o Signo da Memória: cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. São Paulo; Editora UNESP, 2006.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X: FAPERJ, 2007.
PEREIRA, Almicar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (orgs). Ensino de História de Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio de janeiro: Pallas, 2013.
PINSKY, Jaime (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Ed. Contexto, 1998.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
REIS, Carlos Eduardo dos. História Social do Ensino. Florianópolis: Argos, 2001.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A História na Escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009
ROSSI, Vera Lúcia Sabongi; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Quanto tempo o tempo tem! Campinas: Ed. Alínea, 2003.
SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcântara (orgs.). Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.
WITTMANN, Luísa Tombini. Ensino (D) E História Indígena. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Complementar

ASSMANN, ALEIDA. Espaços de recordação: formas e transformações da memória cultural. São Paulo: Editora UNICAMP, 2011.
BARROS, José D’Assunção Barros. O projeto de pesquisa em História. Petrópolis: Vozes, 2005.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
______. O que é história cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
______. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: editora UNISINOS, 2003.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora UNICAMP, 2003.
SCHWARCZ, Moritz Lilia. As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900